WEB News

Versão digital do Jornal Impresso INTECH News

Setembro, Outubro e Novembro de 2012 / Ano2 / Número 8

TECNOLOGIA

Qualidade garante alta tecnologia em soluções anticorrosão

Parceira da INTECH Engenharia no fornecimento de soluções para sistemas de proteção contra corrosão de dutos, a Berry Plastics CPG tem uma sólida estrutura que explica sua aceitação no mercado brasileiro. Representada e distribuída com exclusividade pela INTECH, os produtos da divisão CPG, cuja sigla significa Grupo de Proteção contra Corrosão, estão aplicados em obras de mineração e óleo e gás de empresas como Petrobras e Saipem. Samuel J. Thomas, vicepresidente da Divisão CPG, explica como a empresa aplica procedimentos internacionais para manter a qualidade e desenvolver novos sistemas de proteção catódica, mantas termocontráteis e revestimentos líquidos a base de epóxi, entre outros produtos.

"Nosso programa de controle de qualidade é baseado, fundamentalmente, no processo da ISO 9000. Mantemos um foco que abrange todos os aspectos da produção e usamos tecnologias de ponta para garantir que essa qualidade seja praticada em todos os níveis na Berry Plastics e na divisão CPG", argumenta. Um exemplo do controle citado pelo executivo é a rastreabilidade de qualquer produto fabricado pela empresa, identificando não só o equipamento que a produziu como o operador responsável. Os testes de pré-qualificação e qualificação, por sua vez, adotam os padrões atuais de instituições como ASTM, NACE, AWWA, EN e ISO. "Adicionalmente adotamos, em nossos planos de qualidade, as metodologias de teste padrão para garantir a conformidade dos dados publicados às especificações e os padrões dos nossos clientes", complementa Thomas.

O especialista ressalta que o Departamento de Tecnologia da divisão CPG tem quatro objetivos principais: agregar melhorias nos produtos existentes, identificar novos materiais que podem ser usados em soluções já existentes ou em novos produtos, trabalhar em conjunto com as áreas de produção e de cadeia de suprimentos para garantir um fornecimento contínuo de matérias-primas e desenvolver novos produtos e processos para crescimento da corporação e mantê-la competitiva em termos globais.


Nova aquisição

A especialização da Berry Plastics CPG na oferta de produtos contra a corrosão acaba de ganhar um reforço com a aquisição da Stopaq BV, empresa do mesmo setor e que apresentou um faturamento de aproximadamente 23 milhões de euros em 2011. A empresa europeia recém-adquirida é inventora e fabricante de tecnologias viscoelásticas patenteadas e com uso na prevenção de corrosão, além de aplicações de isolação e selantes. O campo de uso dos produtos da Stopaq inclui desde a proteção de estacas submarinas até ferrovias e juntas de cabos.

Sediada em Stadskanaal, na Holanda, a Stopaq possui uma planta industrial de alta tecnologia e uma estrutura completa de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além do Technology Park especializado em tecnologias anticorrosão e do Centro de Excelência em treinamento de instalações de showroom.

Já a Berry Plastics tem mais de 50 anos de desempenho na fabricação de soluções para proteção de instalações de óleo e gás, água, isolação de dutos, assim como a de outras estruturas metálicas ao redor do mundo.




Parceria ganha-ganha marca relacionamento


Na avaliação de Samuel J. Thomas, do Grupo de Proteção à Corrosão, da Berry Plastics, o relacionamento entre a corporação americana e a INTECH pode ser resumido em três palavras: sólido, de longa data e excelente. "A comunicação é eficiente e ambas as empresas são ativas no trato das questões técnicas e de negócios. Trabalhamos como uma só equipe", argumenta. O mercado brasileiro, por sua vez, é visto como crescente, principalmente, pela presença da Petrobras. Para Thomas, ter um parceiro sólido como a INTECH garante que os objetivos da multinacional possam ser atingidos com um trabalho coletivo.

 

CONTEÚDO EXCLUSIVO DO SITE

Quem é quem na compra da Stopaq


A compra da Stopaq reforça a atuação da divisão CPG da Berry Plastics e uma ampliação da linha de produtos da empresa norte-americana, que já inclui marcas destacadas como Polyken, Covalence, AnodeFlex e Powercrete. Agora, a linha de viscoplásticos da fabricante europeia complementa o escopo. Para Tom Salmon, presidente da Berry's Engineered Materials Division, a combinação vai permitir a disponibilização soluções imbatíveis para o mercado de produtos anti-corrosão. "A Stopaq tem investido para criar uma estrutura de instalações modernas, equipadas com colaboradores capacitados que trabalham em conjunto para produzir soluções demandadas globalmente", argumenta o executivo.

O atual CEO da Stopaq, Frits Doddema, já assumiu a vice-presidência executiva e a gerência geral para a divisão CPG da Berry em nível global. "Como nós começamos o processo de integração, vamos explorar e implementar todas as iniciativas para otimizar o uso dos ativos de negócios combinados, incluindo produtos, pessoas, fábricas e marcas de ambas as companhias", adianta Doddema. De acordo com ele, a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, utilizando as melhores características das linhas do grupo, será outro ganho da aquisição.

O fundador da Stopaq, Frans Nooren, também vai contribuir para a integração. Ele disse estar satisfeito com a compra e honrado com o convite para atuar na nova companhia. "Com a integração da linha de proteção da Stopaq e da família de produtos da Berry sob a liderança de Frits Doddema, nossos colaboradores e inovações de produtos ganham um excelente posicionamento para o sucesso futuro", finaliza.

 

Voltar

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Intech Enegenharai Empresa Certificada
Copyright © Intech Engenharia - Todos os direitos reservados.