WEB News

Versão digital do Jornal Impresso INTECH News

Dezembro/ Janeiro / Fevereiro - 2015 / Ano 4 / Número 17

CAPA

CEG Rio contrata INTECH Engenharia.
Obra envolve transferência da estação de medição no centro da cidade

A CEG Rio, concessionária de gás natural que atende o estado do Rio de Janeiro, contratou a INTECH Engenharia para a transferência da sua estação de medição do centro da Cidade Maravilhosa. Também conhecido tecnicamente como ERM, uma estação de medição reúne os equipamentos especialmente dedicados à mensuração do gás natural, incluindo dados como vazão, temperatura e pressão, bem como a análise química do gás. A transferência ocorre porque o terreno onde está a atual estação de medição pertence aos governos estadual e municipal do Rio, o qual está sendo devolvido. Com a devolução, a CEG Rio instala a nova ERM, obra que ficou a cargo da INTECH e que inclui obras civis e mecânicas. “Apenas o projeto arquitetônico foi encomendado a um escritório específico”, explica o engenheiro Nilton Santos, do setor de Novas Construções da CEG Rio, que é ligada à área de Engenharia da empresa. “A estação tem um papel fundamental ao mensurar o volume de gás natural movimentado, o que significa receita para a empresa, assim como a regulagem da pressão, uma vez que o gás está sendo transferido de redes maiores para a infraestrutura de distribuição na cidade”, explica Santos. De acordo com ele, a CEG Rio já tinha a INTECH como uma empresa de referência na área de óleo e gás. “Eles têm a certificação técnica para executar a transferência, a qual significa também a modernização da estação”. Segundo o engenheiro, o projeto da nova ERM inclui um modelo modular, que facilita a manutenção das linhas de distribuição de gás, e a instalação de equipamentos digitais de nova geração, o que vai facilitar a coleta e o gerenciamento de dados.

A estação de medição foi finalizada ainda em 2014 e deve ser ativada paulatinamente. “Fizemos ajustes no cronograma, mas o relacionamento com a INTECH e sua capacidade técnica permitiram que a obra se mantivesse dentro do prazo que estipulamos”, avalia Santos. “Temos um ótimo relacionamento, principalmente pelo profissionalismo da empresa e de sua equipe técnica”, conclui.

Carlos Pimenta, diretor Comercial da INTECH, destaca que o relacionamento com a CEG guarda um histórico anterior de prestação de serviços na área de perfuração horizontal direcional (HDD), mas o novo contrato amplia o escopo de atendimento. “Trata-se do que chamamos de uma linha de obras especiais, que nesse caso inclui construção civil e montagem industrial mecânica”, adianta. Como é uma empresa que tem a engenharia em seu DNA, a INTECH fez a gestão de todo o processo, contratando a fabricação industrial das estruturas mecânicas junto à uma companhia do setor. “As estruturas pré-fabricadas foram retiradas na planta dessa companhia em São Paulo e transportadas diretamente para a obra”, explica.

Pimenta lembra ainda que a INTECH também contratou empresas especializadas para a fabricação da instrumentação adotada na estação e também dos sistemas de proteção contra raios. Já a instalação em si de toda a instrumentação contou com a supervisão da CEG. “Como é comum em outros projetos, nós privilegiamos os fornecedores locais sempre que possível, assim como a contratação da mão de obra complementar”, detalha. O escopo incluiu, inclusive, a locação de guindastes para a movimentação de materiais. Com a experiência em obras em todo o Brasil, a INTECH montou uma equipe específica para trabalhar na estação da CEG, formada pelo corpo técnico de engenheiros e de técnicos da empresa.



Sobre a CEG Rio

A Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro (CEG) faz parte da Gas Natural Fenosa, maior companhia de gás da Américana Latina e uma das maiores distribuidoras de gás natural do Brasil. Com presença no Rio e em São Paulo, a Gas Natural Fenosa tem mais de 898 mil clientes. A rede de distribuição do grupo no país conta com um total de mais de 6,400 mil km.

CONTEÚDO EXCLUSIVO DO SITE

Infraestrutura de gás canalizado deve incrementar negócios em HDD

A rede de distribuição de gás cresceu 15,3% em novembro de 2014 quando comparada ao mesmo período de 2013 (dados mais recentes do setor). A informação é da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e indica que há um potencial para as obras de infraestrutura que suportam esse crescimento. Neste período, o consumo de gás natural no segmento industrial cresceu 2% na comparação com o mês anterior e 0,9% no acumulado do ano. Os números mostram que as distribuidoras têm feito o seu papel e investido na expansão do setor.

A demanda maior por obras também aumenta o potencial de adoção dos chamados métodos não-destrutivos (MND) na construção da infraestrutura de distribuição (e também de transporte) do gás natural.

O destaque fica para a perfuração horizontal direcional (HDD), técnica que INTECH Engenharia é reconhecida pela sua excelência. A importância do HDD na ampliação da infraestrutura vem sendo mapeada por especialistas na última década, como é o caso da engenheira Vanessa Meloni Massara. Em sua tese de doutoramento pela USP, defendida em 2007 e intitulada A dinâmica urbana na otimização da infraestrutura para o gás natural, ela já falava sobre o tema. De acordo com a pesquisa, o HDD alia sustentabilidade e torna mais rápidas as obras em regiões urbanas, onde as restrições de intervenção são grandes. Um dos destaques da pesquisadora a respeito do HDD, na época, era que o método tinha evoluído e um dos exemplos seria o uso dos dutos de polietileno de alta densidade (PEAD), que passaram a ser adotados em 2004, substituindo a tubulação de ferro, quando tecnicamente possível.

Outro trabalho mais recente de Vanessa (em 2012) reforça as vantagens do HDD, incluindo a menor necessidade de espaço para a execução da obra, menor custo de recomposição urbana e ambiental, menor trabalho de movimentação de solo, assim como a possibilidade de desvio das interferências. A pesquisadora ressaltou ainda a importância da renovação das redes existentes, o que pode aumentar ainda mais o uso do HDD em projetos de reabilitação de infraestrutura.

Voltar

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Intech Enegenharai Empresa Certificada
Copyright © Intech Engenharia - Todos os direitos reservados.