WEB News

Versão digital do Jornal Impresso INTECH News

Março / Abril / Maio - 2014 / Ano 3 / Número 14

BEM ESTAR

Saiba como aproveitar o calor de maneira saudável.

As altas temperaturas vieram com força total este ano. Consequentemente, praias e piscinas tem se tornado um destino cada vez mais atraente. Mas, tanto para os amantes do calor quanto para aqueles que preferem temperaturas mais amenas, é preciso ser cauteloso: a exposição excessiva ao sol pode causar danos à saúde, se não forem tomadas algumas medidas.

De acordo com o portal Minha Vida – Saúde, alimentação e bem-estar, em matéria publicada em fevereiro último, existem alguns cuidados que podem ser seguidos para evitar os desconfortos provocados pelo clima tropical. O principal deles é a hidratação, uma vez que sem a quantidade de água e sais minerais necessários, o metabolismo humano fica comprometido. Por esse motivo, recomenda-se ingerir de 2 a 3 litros de água por dia. O correto é que isso aconteça antes que o individuo sinta sede, já que ela sinaliza que o corpo está sofrendo uma pequena desidratação.

Outro passo importante é alimentar-se corretamente, evitando o consumo de gorduras. Nos dias quentes, opte por frutas e vegetais que apresentem grandes quantidades de água em sua composição. Além disso, as frutas também são ricas em potássio – mineral que precisa ser reposto quando há grande produção de suor.

Mas os cuidados não se limitam às dicas de alimentação. Também é preciso atenção na hora de se vestir. O ideal é usar tecidos de algodão ou malha que, ao invés dos sintéticos, permitem a circulação do ar. Se possível, prefira peças mais folgadas para que haja espaço entre a roupa e a pele.

Sobre o uso de ventiladores e ar-condicionado, a cautela deve ser redobrada. Apesar de trazer alívio, esses aparelhos podem representar risco à saúde ao serem usados de forma inadequada principalmente em crianças e idosos, que tendem a ter organismos mais frágeis. Por último, evite a exposição ao sol, especialmente das 10 às 16 horas, quando há maior quantidade de raios ultravioleta. Conforme explicado no portal Minha Vida, a temperatura corporal interna de uma pessoa deve ser de 37° C. Ao se expor ao sol por longos perídos, o indivíduo pode sofrer hipertermia, que é quando o corpo não consegue mais estabilizar o calor interno. Outro risco decorrente da exposição solar é o câncer de pele, que pode ser amenizado com o uso do filtro solar.



Para refrescar

Substitua o refrigerante por a água de coco e sucos naturais. Eles ajudam a repor nutrientes e a aliviar o incômodo causado pelo calor.

CONTEÚDO EXCLUSIVO DO SITE

Proteja o seu pet das altas temperaturas

Períodos de calor excessivo requerem uma atenção especial aos animais de estimação. Por serem cobertos de pelos e estarem mais próximos ao chão, os animais costumam sofrer com as altas temperaturas. Para evitar que o seu pet adoeça, conheça algumas dicas apontadas pelo site Tudo Sobre Cachorros:

Brincadeiras ao ar livre devem ser realizadas depois do pôr-do-sol. Isso reduz o risco de insolação, especialmente para cães que estejam acima do peso. Sempre deixe muita água disponível para seu cão. Ao leva-lo para passear, carregue tigelas de água dobráveis com você.

Fique atento aos sinais de superexposição ao calor. Ao perceber que o seu animal está muito ofegante, leve-o para um local fresco e ofereça muita água. Em casos mais extremos, como de insolação, é recomendada a consulta ao veterinário com urgência.

Cães de focinho achatado estão mais expostos às doenças relacionadas ao calor, pois têm menor área de superfície para respiração e traqueias menores do que as raças com focinhos alongados. Por esse motivo, eles exigem cuidado redobrado em períodos de calor intenso.

Animais de pelagem escura tendem a absorver mais os raios do sol. Já os de pelagem clara, precisam de proteção solar adicional. Se o seu pet tem pelo branco, utilize protetor solar próprio para cães. Algumas aplicações no focinho, orelhas e outras áreas expostas já garantem proteção antes das atividades ao ar livre.

Se o seu cão tem uma pelagem pesada, realizar uma tosa pode ajuda-lo a enfrentar o calor. Além disso, tenha cuidado ao passear com animais de estimação no carro. Mesmo cães de pelo curto podem superaquecer rapidamente dentro do veículo. Nesses casos, considere o uso de telas na janela e faça paradas para dar água fresca ao seu animal.



Para mais informações acesse: http://tudosobrecachorros.com.br/

Voltar

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Intech Enegenharai Empresa Certificada
Copyright © Intech Engenharia - Todos os direitos reservados.